Centro Independente de Cultura Alternativa e Social - desde 18 de março de 2007

Esta página foi criada para registrar e expor, a opinião, a indignação e o sentimento de cada ser que construiu esta história, que hoje, é um aglomerado de sonhos e atitudes de cada pessoa que por aqui deixou sua marca. Estes são nossos rostos e nossas palavras.

Somos Reais, e ainda, Humanos.

Você conhece o CICAS? Já participou de Atividades por aqui?

Envie-nos o seu Texto para Fortalecer nossa Resistência!
projeto.cicas@gmail.com

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Metodologia de Trabalho

Uma das principais características do CICAS é a forma diferenciada de trabalhar com as diversas linguagens e os diferentes grupos, vindos de todas as regiões de São Paulo, do Brasil e do mundo. O espaço desde o início, trás uma proposta de criação e desenvolvimento participativo no pleno sentido da palavra, dentro do conceito que os grupos culturais e os próprios artistas enquanto indivíduos encontram ali um local para mostrarem seu trabalho e interagirem com outras iniciativas e com o público, aproveitando o espaço não somente para apresentações mas igualmente para criação e a produção cultural, incentivando o respeito da diversidade de opinião e sentimento do ser humano. Fugindo dos modelos tradicionais onde uma programação é pensada por algum tipo de curadoria, a gestão do CICAS sempre optou por abrir as portas e deixar que os próprios grupos trouxessem suas propostas, criando um novo modelo de participação, resultando num sentimento de pertencimento singular em cada um que se envolve neste processo, promovendo ou participando dos festivais, shows, mostras, espetáculos, exibições, debates, oficinas, exposições, intervenções, saraus, enfim, de qualquer atividade realizada, desenvolvendo paralelamente um estágio de formação intelectual, tendo o artista, contato com todas as etapas de criação e organização cultural.
Contando com essa participação dos inúmeros grupos atuantes no espaço, aos poucos foram firmando-se núcleos de trabalho e desenvolvimento das atividades, que obviamente estão sempre interligados, porem agrupados por linguagem vem alcançando melhores resultados a cada nova proposta. Atualmente o CICAS conta com a colaboração de muitos grupos, sendo os principais eixos de atuação:

- Música – Literatura - Audiovisual – Teatro - Artes Visuais – Capoeira – Dança

Para cada linguagem, é importante que haja um núcleo auto-suficiente no sentido de manter uma programação freqüente e variada, através da articulação com os grupos interessados em utilizarem o espaço de alguma forma. Para isso, os núcleos se reúnem uma vez por semana, para trocar informações e discutir formas de como melhorar constantemente as atividades. A Reunião Geral acontece atualmente quartas-feiras às 21h, na Biblioteca do CICAS. Além de discutir as atividades em andamento, a reunião é o canal aberto para que outros grupos e pessoas que compõe a comunidade, possam propor novas idéias para o espaço, trazendo projetos, desejos, necessidades que ainda não aconteceram ou que já foram realizados em outros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário