Centro Independente de Cultura Alternativa e Social - desde 18 de março de 2007

Esta página foi criada para registrar e expor, a opinião, a indignação e o sentimento de cada ser que construiu esta história, que hoje, é um aglomerado de sonhos e atitudes de cada pessoa que por aqui deixou sua marca. Estes são nossos rostos e nossas palavras.

Somos Reais, e ainda, Humanos.

Você conhece o CICAS? Já participou de Atividades por aqui?

Envie-nos o seu Texto para Fortalecer nossa Resistência!
projeto.cicas@gmail.com

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Atividades em Andamento

Criados os espaços de trabalho, como o Estúdio de Música, Biblioteca, Palco para Shows e Espetáculos, Salão de atividades, Cozinha e Espaço Verde, o desenvolvimento foi dividido em núcleos de interesses, onde cada eixo programa e traça seu próprio plano de trabalho, fazendo aliar ao cronograma geral da iniciativa sempre uma programação rica em variedade e renovação. Além de possibilitar que cada setor possa gerar sua sustentabilidade independente, podemos citar alguns exemplos como o caso do Núcleo de Teatro, que recebe apoio do Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o Estúdio “CICAS Grave” viabilizado através do VAI – Programa para Valorização de Iniciativas Culturais, Lei de Incentivo também da SMC, e ainda a Capoeira CICAS que desde o inicio de 2009 firmou apoio privado com a Andy Cabos.
Portanto, cada eixo tem sua agenda, que conta com atividades freqüentes e itinerantes como apresentações e ensaios, oficinas e cursos, exibição e produção cultural, com objetivo de incluir, incentivar e formar o cidadão, expandido seu intelecto consciente, perceptivo e participativo na vida comunitária.


• Música – (Estúdio CICAS GRAVE/ Palco)

A música é um bem cultural que deve ser acessível a todos, pois contribui não somente no desenvolvimento da arte, mas também na sociabilidade e na auto-percepção. A música está presente no CICAS através de várias atividades:

*SHOWS: Incentivo a difusão da arte, contato e interação.
Freqüência: Apresentações Mensais
Horário: 15h às 22h – Entrada Gratuita.
Publico Alvo: Aberto a todas as Idades, atingindo em grande parte adolescentes e jovens. Recepcionando diversos gêneros e linguagens do Rock, Rap, Reggae, Música Eletrônica, e outros eixos alternativos;

*ENSAIOS E GRAVAÇÕES: Espaço gratuito para ensaios e gravações experimentais, trazendo a contraproposta de devolução do benefício ao espaço em serviço voluntário que movimente outras ações da iniciativa e entorno comunitário.
Estúdio isolado acusticamente.
Horário de Funcionamento: Terça a Sábado – das 10h00 as 22h00.
Publico Alvo: Bandas e Grupos Musicais e Teatrais, compositores individuais e produtores independentes em geral.

*OFICINAS de MÚSICA: abordando uma percepção musical mais crítica e cultural, dando ênfase ao desenvolvimento prático da aprendizagem de alguns instrumentos de percussão e cordas. A Oficina promove a inicialização em variados instrumentos, desenvolvendo a sensibilidade auditiva e senso crítico de seus participantes. A atividade aborda conceitos como percepção, ritmo, harmonia, atenção, trabalho em equipe e disciplina. Além de atividades práticas com instrumentos em geral, também são realizadas ações diferenciadas como restauração e criação de instrumentos a partir de materiais recicláveis.
Um aspecto interessante destas atividades é que, além do desenvolvimento musical, há um aprendizado íntimo das capacidades e habilidades de cada indivíduo, que num primeiro momento exige uma sensibilidade e dedicação individual e é concretizado quando todos os alunos compartilham seu aprendizado na prática em grupo.
Freqüência: Atividades Semanais
Publico Alvo: Turmas direcionadas por faixas etárias
(A= de 4 a 12 anos – B= 12 a 16 anos – C= acima dos 17 anos)

*DIVULGAÇÃO de Idéias e Produtos Culturais: Bandas e grupos, artistas em geral, trocam material e experiências, alcançando novos públicos e parcerias, fomentando o intercâmbio cultural, criando um ambiente produtivo de convivência.

• Literatura – (Biblioteca/ Intervenções Externas)

*Biblioteca Comunitária Circulante: Livros de variados gêneros literários a disposição para leitura e empréstimo, com encontros, discussões e debates que promovem o incentivo e valorização da leitura. Atividades de alfabetização também são empregadas, possibilitando a integração de pessoas que ainda não sabem ler e escrever.
Horário de Funcionamento: de Terça a Domingo das 11h às 20h

*Saraus – Encontros mensais com escritores, músicos, atores, artistas de diferentes gêneros convidados, compartilhando tradições, opiniões, criticas e reflexões a partir de poemas e intervenções artísticas espontâneas e convidativas, envolvendo a comunidade num processo de resgate e valorização das culturas ancestrais e regionais.
Freqüência: Mensal
Publico Alvo: Comunidade local sem restrição etária e artistas convidados.

*Contação de Histórias: Tem por objetivo mostrar as crianças que a leitura é uma atividade prazerosa e enriquecedora, estimulando-as ludicamente a realizarem leituras individuais, potencializando suas imaginações e formando repertório literário ampliando seus vocabulários. (Com acompanhamento pedagógico).
Freqüência: Semanal
Público Alvo: Crianças


• Cine CICAS – (Salão de Atividades/ Área Externa)

O cinema e o audiovisual como um todo, é uma ferramenta formadora de valores morais, opiniões e conceitos. É a partir desta fantástica linguagem que muitas pessoas dão início ao processo de cognição e interpretação do mundo em que vivem.
O Cine CICAS consiste em encontros de interessados em cinema, para assistir, debater os clássicos, produções atuais e independentes da sétima arte, buscando aguçar os sentidos e promover por meio da troca de idéias sobre os trabalhos assistidos o estimulo ao senso crítico, de interpretação e exteriorização do que é visto.
Freqüência: Sessões Semanais – Quintas e Sextas (10h / 14h / 20h)
Divididas por gêneros principais:
(Clássicos e Terror / Documentário e Independentes/ Infantil e Educadores)

• Teatro – (Salão de Atividades / Praças da Comunidade)

O Teatro de Rua explora a improvisação e a dinâmica, proporcionando espaço e tempo para a construção e desenvolvimento do conhecimento corporal e intelectual. Promove a reflexão que o mundo dramático faz ao questionar comportamentos, satirizar ações e principalmente ao ilustrar a realidade social. O teatro é uma ação educadora ao proporcionar a reflexão, a desenvoltura, a oratória e a própria recreação e o improviso como ferramentas principais de realização. Essa linguagem proporciona a cidadania e o trabalhar em grupo, liberta a imaginação daquele que atua e do que assiste, promovendo a vivência coletiva. As apresentações de Teatro acontecem durante a semana e aos finais de semana, dentro do CICAS e também no seu entorno, explorando também praças e ruas, alcançando cada vez mais e mais pessoas, alcançando públicos de todas as idades.

*OFICINAS: Idealizada e ministrada pelo Núcleo Pavanelli de teatro de rua e circo, formado por atores experientes, que conta com o apoio do Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo (SMC), trabalha um publico jovem na temática do Atuar na Rua.
Freqüência: Quinzenal aos Domingos
Publico Alvo: maiores de 14 anos.

*OFICINA ESCOLA: O Coletivo Sangria, chegou com uma nova proposta de trabalhar o teatro especificamente com grupos infantis, em parceria com a EMEF Maria Antonieta.
Freqüência: Semanal
Publico Alvo: Crianças direcionadas pela coordenação de Escolas .

• Dança do Ventre (Salão de Atividades)

Sempre aos sábados na parte da tarde, a numerosa turma só de meninas vem desenvolvendo suas aptidões nesta dança típica, que atrai a curiosidade de muitos.
Além dos movimentos tradicionais, as participantes também trabalham a relação corporal em exercícios físicos, aprimorando o condicionamento físico e a auto-estima das participantes. As aulas, além de ensinarem os movimentos, também levam as participantes a aprenderem mais sobre as origens dessa dança, musica e cultura ocidental.
Freqüência: Semanal
Publico Alvo: Mulheres de todas as idades

• Desenho como representação de si: brincando de se comunicar (Biblioteca)

Através de estudos na Psicologia, temos a possibilidade de compreender a brincadeira como indispensável para a formação psíquica da criança. É no brincar que acontece a possibilidade da construção de uma subjetividade, através da fantasia na brincadeira, vão acontecendo diversos processos responsáveis pela maturação e desenvolvimento infantil.
Uma das formas de brincadeira é o desenhar. O desenhar aparece como representação de formas reais e imaginárias de arte. A oficina possibilita dessa forma, além de um espaço à brincadeira e criatividade, um ambiente de sociabilização, divertimento, estimulação no desenvolvimento psíquico, construção e afinamento da percepção de cada participante do mundo através da arte.
Trazendo a expressão além da linguagem falada ampliando as condições de se comunicar com o social e lidar com sentimentos. Qualquer sentimento é inerente à condição humana e é digno de qualquer um ter opção para se comunicar quando a palavra não pode ser alcançada.
Essa forma de comunicação existe na poesia, escultura, pintura, música, e aqui tem extensão através do desenho. A atividade é idealizada e realizada por Lilian Gonçalves, psicóloga e arte-educadora, acompanhada de artistas convidados e colaboradores.
Freqüência: Semanal
Publico Alvo: Crianças de até 12 anos.

• Percepção Ambiental: consciência do mundo em que vivemos (Espaço Verde)

Os encontros voltados a Percepção Ambiental têm por objetivo a orientação e a percepção do meio ambiente em que vivemos e sua importância em nossas vidas. O programa de atividades de percepção ambiental é diário e composto pelas ações a seguir.

*Criação de horta orgânica e composteira, reaproveitando os restos de alimentos orgânicos para nutir o solo, gerando um ciclo de sustentabilidade;
*Plantio e sua manutenção;
*Coleta de lixo seletivo, destinando corretamente resíduos recicláveis e conhecendo formas de utilizar os reaproveitáveis, como artesanato e criação de brinquedos;
*Exibição de vídeos educativos e informativos, referentes às questões sócio-ambientais, contemporâneas e de interesse de todos.
É importante ressaltar que as oficinas ambientais não se limitam ao contato com a natureza, mas também criam um espaço para discussão de temas de importância vital, e são nelas também que o brincar em meio à natureza acontece, criando uma relação de amizade e respeito com o meio ambiente. Não destruir as plantas, reciclar e descartar corretamente o lixo são assuntos que surgem nesse processo de construção de cidadania. As atividades são ministradas e acompanhadas pelo gestor ambiental Marcos Vinicius Moreira Borges, com apoio da Associação Paulista de Gestores Ambientais.

• Capoeira (Salão de atividades/ Praça)

A capoeira enquanto forma de expressão corporal, por meio da prática de seus rituais, visa elaboração gradativa de experiencias sensório-motora utilizando a música e a dança.
A luta da capoeira não acontece com o objetivo de competição entre os camarás, e sim um jogo que possibilita a manifestação da tradição genuinamente brasileira, oferecendo resistência as várias formas degenerativas de modismos impostos pelo consumismo desenfreado. A percepção de si como um processo que permite tornar-se conciente facilita seu relacionamento social. O estudo da história da capoeira relacionado com a história do brasil proporciona uma motivação e uma melhora no desempenho escolar, além do aumento da valorização da cultura e das origens brasileiras. A capoeira tem como finalidade reafirmar valores culturais e morais, estabelecendo uma ligação étinica e histórica, através dos rituais que perpetuam a tradição de nossa história.
Freqüência: quatro vezes por Semana
Publico Alvo: todas as idades

• Artes Visuais (Salão de Atividades/ Áreas Externas)

Seria impossível abordar tantas linguagens sem que estivessem presentes as Artes Visuais. No CICAS o Graffiti é uma das formas mais presentes, que não só está espalhado por todo canto que se olha, mas também constitui um movimento extremamente expressivo na região e em toda nossa cidade, enquanto representante autêntico de um movimento cultural ativo, alternativo e independente em sua essência. Os Graffitis e todos outros desenhos, instalações, fotografias e artes plásticas em geral, não só compõem o ambiente, mas caracterizam a identidade visual do CICAS, estabelecendo a construção da identidade cultural e histórica da iniciativa, alem de constituir um espaço para constantes exposições, que periodicamente vão se renovando, dando oportunidade para que diversos artistas mostrem seus trabalhos.
Freqüência: Mensal (Atividades itinerantes)

• Inglês (Biblioteca)

O curso de Inglês aborda a comunicação utilizando métodos alternativos de ensino da língua, como músicas, filmes, revistas e artigos da internet. Cada módulo tem a duração de três meses, com aulas de 1 hora e meia, e periodicamente novas vagas são abertas. Visando principalmente o desenvolvimento intelectual dos envolvidos na ação, possibilitando ampliar a comunicação e o campo de atuação e troca da iniciativa.
Freqüência: Semanal – Quarta-feira (Básico 18h00 / Intermediário 19h30)
Publico Alvo: maiores de 14 anos

• Palestras, Encontros e Debates (Salão/Biblioteca/Áreas Externas)

Além das diversas atividades, é freqüente a realização de palestras e debates ligados aos temas de cada evento, abrindo um canal com o propósito específico de possibilitar um espaço para o estudo e a reflexão de idéias diversas, assuntos contemporâneos e de interesse geral.
Freqüência: Aliada aos principais eventos
Publico alvo: Comunidade Local, Convidados e Participantes em Geral

• Almoço Comunitário (Salão/Áreas Externas)

Criado para suprir as necessidades dos voluntários em trabalho, proporcionando um momento de interação e comunhão coletiva, o almoço comunitário foi sendo ampliado à medida que as atividades foram acontecendo e tornou-se uma prática permanente e tradicional, onde crianças, jovens e adultos, almoçam todos juntos e confraternizam num momento de prazer e descontração.
(Realizado com alimentos colhidos da horta comunitária e doados voluntariamente pelos participantes e convidados).
Freqüência: Todos os finais de Semana
Horário: das 12h30 as 15h00.

• Eventos Especiais (Todos Ambientes)

Realizados em datas específicas e pontuais, o CICAS é palco para uma imensa variedade de eventos comemorativos, festivais, exposições, shows, espetáculos e apresentações em geral. A realização de tais eventos colabora diretamente na ampliação e no alcance de todos os benefícios que o acesso a cultura pode trazer, possibilitando um dos pilares mais importantes do espaço que é a convivência harmoniosa entre todos que freqüentam o local.
Alguns eventos como a Festa dos Coletivos, o Dia das Crianças e o Festival Sinfonia de Cães já são tradicionais e acontecem todos os anos, outros são programados de acordo com a chegada das propostas de seus idealizadores.
Dentre muitos, o CICAS já abrigou: Ciclo de Projeções Independentes, 4ª Mostra de Teatro Lino Rojas, Encontro de Seletores de Dubsystem, Festival Reviva Rap, Conexão Underground, Semana do Meio Ambiente – Agenda 21, Mostra de Teatro de Rua da ZN, entre tantos outros firmando importantes parcerias com grupos formais e informais premiados e reconhecidos profissionalmente.

• Ações Ambientais

O CICAS vem desenvolvendo ações de gestão ambiental dentro da área circundada pelos muros de concreto, através de plantio de mudas de árvores e plantas ornamentais, construção e manutenção de horta comunitária, coleta seletiva dentro do galpão, oficinas de educação ambiental para intensificar e multiplicar estas práticas sustentáveis junto às crianças, jovens e moradores do bairro.

• Reabilitação & Recuperação do Solo

Quando se iniciou o processo de recuperação do CICAS, o solo do entorno apresentava condições de baixa produtividade porque além da falta de nutrientes havia também muito entulho misturado a terra. Realizamos um processo de tratamento do solo que compreendeu duas fases. A primeira foi reabilitação do solo através da coleta do lixo, entulhos e peneiramento do solo para a remoção dos sedimentos de construção. A segunda fase foi o tratamento biológico do solo através da compostagem, pois o mesmo ainda encontrava-se muito arenoso mesmo após a remoção dos sedimentos mais grosseiros. Para a realização da compostagem contamos com o minhocário que produziu insumos suficientes para nutrirem o solo e tornarem-no propício para o plantio de mudas e sementes, permitindo assim a criação do jardim do CICAS e da horta comunitária.

• Compostagem em Minhocários

Uma estratégia que adotamos é o fomento de técnicas para a realização de compostagem doméstica com utilização de minhocas composteiras (minhocários), fornecendo uma cartilha com as instruções para a criação destes anelídeos, sendo o minhocário do CICAS, que desde 2007 recebe as sobras do almoço comunitário, o modelo para orientar a comunidade. Nosso minhocário diminui substancialmente a geração de resíduos orgânicos durante as atividades e eventos realizados no centro cultural. É também um forte instrumento didático para as crianças e toda a comunidade que freqüentam o CICAS, uma vez que prende a atenção e facilita o processo educativo. Outro ganho proporcionado pelo minhocário é a compostagem das sobras de comida em húmus de minhoca que possui propriedades que nutrem e enriquecem o solo tornando-o propício para o plantio das mais variadas espécies.

• Agenda 21

Para solidificar o trabalho de conscientização e educação ambiental é fundamental aglutinarmos os agentes da comunidade que são ou podem se tornar multiplicadores de idéias e práticas sustentáveis. Para isso o CICAS pretende formar uma rede de difusão da agenda 21 local, a agenda 21 do Rio Cabuçu. Vale dizer que a região possui ativistas ambientais, universitários, estudantes e gestores ambientais que podem tornar essa ação expressiva na região, prevenindo e revertendo alguns dos principais problemas ambientais desta região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário