Centro Independente de Cultura Alternativa e Social - desde 18 de março de 2007

Esta página foi criada para registrar e expor, a opinião, a indignação e o sentimento de cada ser que construiu esta história, que hoje, é um aglomerado de sonhos e atitudes de cada pessoa que por aqui deixou sua marca. Estes são nossos rostos e nossas palavras.

Somos Reais, e ainda, Humanos.

Você conhece o CICAS? Já participou de Atividades por aqui?

Envie-nos o seu Texto para Fortalecer nossa Resistência!
projeto.cicas@gmail.com

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Justificativa

“Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.”
Desde o início, o grupo idealizador do CICAS é formado por jovens de diferentes idades e origens, movidos por uma autêntica ação comunitária, com o ideal em comum de recuperar um espaço público abandonado para torná-lo um local de encontro, produção e difusão de uma cultura alternativa e independente que emerge de todos os lados do nosso país, indo de encontro com diversas necessidades de acesso a arte e cultura dos moradores da região, trazendo variadas linguagens, e englobando não somente os bairros do entorno, mas aos poucos criando laços com os mais distantes bairros da cidade, estabelecendo relações com grupos de todos os lugares. Na Zona Leste, por exemplo, após o CICAS já estar em andamento encontramos o grupo Pombas Urbanas, e tomamos muitas de suas experiências como referência, sendo eles hoje parte de nossa rede de parceiros. Na Zona Sul o Sacolão das Artes concentra atividades culturais com caráter muito semelhante ao nosso, enfrentando bravamente o descaso pela cultura na região. Em Perus está o Ponto de Cultura Quilombaque, que já é referência cultural em toda a região Noroeste e cidades metropolitanas como Caieiras, Franco da Rocha, Carapicuíba e Osasco, que também são grandes parceiros do CICAS, com atividades em andamento em conjunto periodicamente em ambos os espaços. O Sarau da Brasa, que recriou a forma de se fazer Sarau, acontece na Brasilândia e também está fortemente presente no CICAS, não só no que diz respeito à literatura, mas colaborando diretamente na organização, planejamento e execução de toda a programação do espaço, acompanhados sempre do Projeto Espremedor, que como o nome sugere faz sua parte, espremendo toda essa massa cultural numa coisa só. Grupos e pessoas também de outros estados, como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Alagoas também já estiveram e estão presentes no CICAS, participando e interagindo de diversas formas, tomando o espaço como seu por um tempo, deixando suas contribuições para o patrimônio histórico desenvolvido a cada dia, a cada show, a cada espetáculo.

Incentivar a expressão individual e coletiva ajuda as pessoas a compreenderem melhor como funcionam os mecanismos do meio ambiente em que vivem e, dessa forma facilitam a inserção deste indivíduo na sociedade, tornando-o um verdadeiro cidadão. Promover e realizar trabalhos de natureza artística e cultural em geral são uma das formas mais contundentes de fomentar novas idéias e ver em grande amplitude como funcionam os mecanismos que impulsionam os pensamentos das pessoas.
O CICAS encontra-se no bairro denominado Jardim Julieta, localizado no distrito de Vila Medeiros, Subprefreitura de Vila Maria / Vila Guilherme, zona norte da cidade de São Paulo, capital do estado.

Vila Medeiros
(fonte: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Medeiros)
• População estimada: 130.000 habitantes.
• Nota sócio economica: 3,54.
• Taxa de Mortalidade Infantil: 18,6 (2004)
• Centros de Juventude Equipamentos: 6
- Capacidade: 785
• Estabelecimentos e Matrículas de Ensino Fundamental por Rede
- Estabelecimentos: 29 (14 estaduais, 5 municipais e 10 particulares)
- Matrícula: 19.206 (10.343 estaduais, 6.505 municipais e 2.358 particulares)
• Estabelecimentos e Matrículas de Ensino Médio por Rede
- Estabelecimentos: 10 (4 estaduais e 6 particulares)
- Matrícula: 4.230 (3.739 estaduais e 491 particulares)

Apesar de estar agrupada numa região só, a Zona Norte de São Paulo é bastante extensa, englobando bairros que vão desde a Brasilândia até o Jardim Brasil, que apesar de estarem ambos na Zona Norte não estão tão próximos assim, ou seja, o acesso muitas vezes é um agente dificultador para a disseminação ampla e completa da cultura nas regiões mais afastadas dos grandes centros. É o caso do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, que localizado na Vila Nova Cachoeirinha encontra-se na Zona Norte, sendo referência para muitos grupos, porem de difícil acesso principalmente para o público “não formado”, aquele que necessita de incentivos para ter contato com a cultura como um todo, desde um baixo aproveitamento escolar, até o pouco estimulo familiar para o desenvolvimento de habilidades artísticas, ou mesmo costume de freqüentar cinemas, teatros, shows ou bibliotecas.

De acordo com dados do SEADE (2000), o distrito da Vila Medeiros possui um nível relativamente alto de vulnerabilidade juvenil, ficando no grupo 4, onde 5 é o grupo de maior IVJ (Índice de Vulnerabilidade Juvenil). http://www.seade.gov.br/produtos/ivj/

Porem, bairros como o Jardim Brasil, Parque Novo Mundo, Vila Sabrina e Parque Edu Chaves também estão ao redor do Jardim Julieta, e todos apresentam índices de vulnerabilidade juvenil elevados ao máximo. Incentivar e promover ações culturais, comprovadamente promove a convivência pacífica entre os indivíduos, melhora o desempenho nas demais atividades escolares e estimula a prática de esportes, reduzindo de forma expressiva os índices de violência, evasão escolar e consumo de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário